Parte 9
Isha
Upanishad
(Ishopanishad)
- YATHATATHYATAH
= (aquele que) de acordo com (os fatos, situações que aconteceram, coisas que
foram feitas no passado).
- VYADADHAC
(vyadadhat) = determina.
- SAMAH = anos,
séculos.
- CHASHVATI
= por muitos e muitos.
Obs: Atma
é aquele que determina todo o universo, tudo aquilo que vai acontecer (o
resultado da ação). As pessoas fazem as ações e, destas, sempre vem um
resultado. Existe uma relação de Causa/Efeito (Ação/Reação), todo o universo é
“amarrado” através das Ações/Resultados das pessoas, este é o processo cíclico
de toda criação. De acordo com todas as ações (os fatos, coisas que foram
feitas no passado) essa criação toda acontece.
Uma criação se manifesta de acordo com a
anterior; todos os seres estão sempre fazendo a ação e colhendo resultado, de
acordo com a ação das pessoas o resultado vem. Então, ciclicamente, todo esse
universo vem.
Os seres humanos têm uma característica
especial, diferente, possuem um tanto de livre arbítrio. Podemos, através da
nossa vida, nos modificar quanto indivíduo, modificar a própria vida,
transformar esta pessoa, as buscas, os desejos, por causa desse tanto de livre
arbítrio. Isto é o que distingue o ser humano de todos os outros seres na criação
(inclusive dos devas). O que não se
sabe é quanto livre arbítrio temos quando fazemos uma escolha. Dentro da nossa
capacidade de ação não sabemos o quanto, mas sabemos que possuímos.
Com o livre arbítrio, buscamos a
libertação ou nos manter no samsara,
mas de qualquer maneira, continuamos buscando, fazemos a ação deliberadamente.
Para que os seres possam cumprir o próprio
karma, a criação então se manifesta
e entra no ciclo manifestação-dissociação-manifestação; sustentada por esse Atma
que é Ishvara. Atma é a verdade de Ishvara que é a ordem que mantém toda essa
criação. Atma
produz todo o universo porque Ele é Ishvara
que é aquele que, junto com maya, é a causa do universo.
23- VERSO 9
andham tamah pravisanti ye´vidyamupasate /
tato bhuya iva te tamo ya u vidyayam ratah
// 9 //
- UPASATE
= aquele que faz upasana (meditação) , aquele que medita.
Comentário: São usadas palavras diferentes para
meditação:
a) Dhyanam = simples meditação.
b) Japa
dhyanam = meditação com um mantra, repetição de um mesmo
mantra.
c) Upasana = visualização (ex.: visualizar Ganesh relacionando-o a sua
forma e significado).
d) Nididhyasana = contemplação (quando revemos um assunto. Ex.: “sou
livre de limitação”, “sou a Consciência que não nasce e não morre”).
Comentário: Meditação é
tudo feito mentalmente.
Existem vários tipos de meditação, algumas
a gente faz dentro da busca do autoconhecimento, com intuito de acalmar,
organizar e purificar a mente; outras são chamadas de ação, ação mental, pois
não vão levar a pessoa para o autoconhecimento e uma liberação em última
instância.
- AVIDYAM = (meditam na) ignorância.
Obs: AVIDYAMUPASATE = aquele que faz meditação (visualização) no (âmbito
da) ignorância (ação).
- PRAVISHANTI = (estas pessoas) entram.
- YE (ya) = que.
- TAMAH = escuridão (ignorância).
- ANDHAM = cega (total).
Comentário: Ignorância =
ausência de discriminação (aviveka),
ausência de busca pela liberação.
Comentário: ANDHAM TAMAH
PRAVISHANTI YE'VIDYAMUPASATE
= aqueles que fazem ações mentais (não voltadas apenas para o autoconhecimento)
entram na escuridão total (cega).
- TATO
(tatah) = ai então.
- BHUYA = maior (mais difícil de sair).
- IVA
(eva) = ainda (realmente, certamente).
- TAMO
(tamah) = escuridão.
- TE
= eles (estas pessoas).
- YA
= que.
- RATAH = (aqueles que) se entregam; estão
satisfeitas; se envolvem completamente.
- U
= de verdade; verdadeiramente; com certeza.
- VIDYA = meditações
(ações mentais).
Comentário: Dentro da primeira parte dos
Vedas se fala nessas vidya como sendo meditações numa forma
divina (deva
upasana) e, avidya como, somente,
ação (rituais, karma).
Obs: Esta Upanishad quer nos mostrar a limitação das ações, dos rituais e
meditações, que não apontem para o preparo da mente, a limitação das meditações
para produzir resultados.
A Upanishad diz: “Para que
você vai ficar se mantendo nessa situação que não é um resultado definitivo?
uma solução definitiva? Dirija-se para o resultado que é a liberação”.
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