24 de mai. de 2012


Parte 9
Isha Upanishad
(Ishopanishad)

- YATHATATHYATAH = (aquele que) de acordo com (os fatos, situações que aconteceram, coisas que foram feitas no passado).
- VYADADHAC (vyadadhat) = determina.
- SAMAH = anos, séculos.
- CHASHVATI = por muitos e muitos.

Obs: Atma é aquele que determina todo o universo, tudo aquilo que vai acontecer (o resultado da ação). As pessoas fazem as ações e, destas, sempre vem um resultado. Existe uma relação de Causa/Efeito (Ação/Reação), todo o universo é “amarrado” através das Ações/Resultados das pessoas, este é o processo cíclico de toda criação. De acordo com todas as ações (os fatos, coisas que foram feitas no passado) essa criação toda acontece.
     Uma criação se manifesta de acordo com a anterior; todos os seres estão sempre fazendo a ação e colhendo resultado, de acordo com a ação das pessoas o resultado vem. Então, ciclicamente, todo esse universo vem.
     Os seres humanos têm uma característica especial, diferente, possuem um tanto de livre arbítrio. Podemos, através da nossa vida, nos modificar quanto indivíduo, modificar a própria vida, transformar esta pessoa, as buscas, os desejos, por causa desse tanto de livre arbítrio. Isto é o que distingue o ser humano de todos os outros seres na criação (inclusive dos devas). O que não se sabe é quanto livre arbítrio temos quando fazemos uma escolha. Dentro da nossa capacidade de ação não sabemos o quanto, mas sabemos que possuímos.
     Com o livre arbítrio, buscamos a libertação ou nos manter no samsara, mas de qualquer maneira, continuamos buscando, fazemos a ação deliberadamente.
     Para que os seres possam cumprir o próprio karma, a criação então se manifesta e entra no ciclo manifestação-dissociação-manifestação; sustentada por esse Atma que é Ishvara. Atma é a verdade de Ishvara que é a ordem que mantém toda essa criação. Atma produz todo o universo porque Ele é Ishvara que é aquele que, junto com maya, é a causa do universo.
 
23- VERSO 9

       andham tamah pravisanti ye´vidyamupasate  /            
       tato bhuya iva te tamo ya u vidyayam ratah   // 9 //

- UPASATE = aquele que faz upasana (meditação) , aquele que medita.
Comentário:  São usadas palavras diferentes para meditação:
     a) Dhyanam = simples meditação.
     b) Japa dhyanam = meditação com um mantra, repetição de um mesmo mantra.
     c) Upasana = visualização (ex.: visualizar Ganesh relacionando-o a sua forma e significado).
    d) Nididhyasana = contemplação (quando revemos um assunto. Ex.: “sou livre de limitação”, “sou a Consciência que não nasce e não morre”).
Comentário: Meditação é tudo feito mentalmente.
     Existem vários tipos de meditação, algumas a gente faz dentro da busca do autoconhecimento, com intuito de acalmar, organizar e purificar a mente; outras são chamadas de ação, ação mental, pois não vão levar a pessoa para o autoconhecimento e uma liberação em última instância.    
- AVIDYAM = (meditam na) ignorância.
Obs: AVIDYAMUPASATE = aquele que faz meditação (visualização) no (âmbito da) ignorância (ação).
- PRAVISHANTI = (estas pessoas) entram.
- YE (ya) = que.
- TAMAH = escuridão (ignorância).
- ANDHAM = cega (total).
Comentário: Ignorância = ausência de discriminação (aviveka), ausência de busca pela liberação.
Comentário: ANDHAM  TAMAH  PRAVISHANTI  YE'VIDYAMUPASATE = aqueles que fazem ações mentais (não voltadas apenas para o autoconhecimento) entram na escuridão total (cega).
- TATO (tatah) = ai então.
- BHUYA = maior (mais difícil de sair).
- IVA (eva) = ainda (realmente, certamente).
- TAMO (tamah) = escuridão.
- TE = eles (estas pessoas).
- YA = que.
- RATAH = (aqueles que) se entregam; estão satisfeitas; se envolvem completamente.
- U = de verdade; verdadeiramente; com certeza.
- VIDYA = meditações (ações mentais).
Comentário: Dentro da primeira parte dos Vedas se fala nessas vidya como sendo meditações numa forma divina (deva upasana) e, avidya como, somente, ação (rituais, karma).
Obs: Esta Upanishad quer nos mostrar a limitação das ações, dos rituais e meditações, que não apontem para o preparo da mente, a limitação das meditações para produzir resultados.
     A Upanishad diz: “Para que você vai ficar se mantendo nessa situação que não é um resultado definitivo? uma solução definitiva? Dirija-se para o resultado que é a liberação”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a avaliação. Obrigado.