Parte 1
Isha Upanishad
( Ishopanishad )
1- Upanishad do Ser infinito.
2- Esta
Upanishad possui 18 mantras (os
versos das Upanishads são chamados de mantras).
3- As
Upanishads focalizam-se inteiramente na busca interior. Convidam-nos
a um questionamento sobre a realidade transcendental. Essas escrituras oferecem
um guia prático e preciso para realizar o propósito supremo da existência.
4- É a mais breve e profunda das Upanishads. Estima-se sua idade em 3500
anos.
5- Propósito: Mostrar-nos a onipresença do Absoluto e a unidade
essencial existente no universo. Ensina-nos que espiritualidade e vida
cotidiana são compatíveis.
6- Isha ou Ishavasya designa o Absoluto ou Ser Infinito.
7- Isha significa
“Controlador” em sânscrito, mas se traduz com mais freqüência como “Senhor”.
8- Mahatma Gandhi: “Se as Upanishads e todas as outras escrituras fossem
repentinamente reduzidas a cinzas, e se somente o primeiro verso da Isha Upanishad permanecesse na memória dos
hindus, o hinduísmo viveria para sempre.”
O primeiro verso ao qual Gandhi refere-se é:
Shantipath
om purnamadah purnamidam purnat purnamudacyate
purnasya purnamadaya purnamevavashisyate
om shantih shantih shantih
(significado)
Invocação da paz
Om. Isto é
plenitude. Aquilo é plenitude.
Da plenitude, a plenitude surge.
Tirando-se a plenitude da plenitude,
Somente a plenitude resta.
Om paz, paz, paz.
Obs: Purnam = completude, completo, pleno.
Adah
= isso (ou aquilo/a causa da criação).
Algo que não está tão perto de nós.
Idam
= isto (“isto” está sempre ligado ao mundo). Algo que está perto de nós.
Comentário: Esse verso ou oração, geralmente, é encontrado no final de uma
meditação, aula, satsanga; é um verso de fechamento mas nesta Upanishad está no
início.
9- Essa Upanishad pertence ao YAJUR VEDA.
Isha Upanishad - Shukla Yajur Veda ( É mais conhecido e estudado no norte da
Índia -
SHUKLA = Branco ).
Taittiriya Upanishad - Krshna Yajur
Veda ( É mais conhecido e estudado
no sul da Índia - KRSHNA
= Negro/Preto ).
Katha Upanishad - ATHARVA VEDA
10- Isha = Ishvara = Brahman com maya.
Maya = “O aparente” = Poder de fazer aparecer alguma coisa, e não tem uma realidade
independente de Brahman.
Jagat =
universo , a manifestação do universo devido a maya.
CORDA x COBRA
- corda = verdadeira,
“Brahman”.
- cobra =
aparente/falsa, “maya” .
Tirando ou acrescentando a aparente cobra, a corda continua a mesma.
11-
Os Vedas dizem que existem 2 tipos de pessoa:
a) cheias de desejo (artha, kama, dharma).
b) livres de desejo (moksha).
Existem 2 tipos de pessoa das quais esta
Upanishad está falando:
a) aquela que quer
moksha (mencionada no verso 1 e citada entre os versos 3 e 8).
b) aquela que não quer moksha (mencionada
no verso 2 e citada entre os versos 9 e 18).
12- Mumuksu = aquele que abriu mão
dos desejos pelas 3 primeiras purusharthas (“buscas”) e abraçou a última que é a
liberação.
13- Existem 2 estilos de vida (ou caminhos
= MARGA):
a)
PRAVRTTI = em busca de objetos e
ações (foco para fora). Focado na ação e na meditação (ações na forma de
visualizações e contemplações numa forma específica da dualidade). Este perpetua
a ignorância (do Ser). A ação não se opõe a ignorância, fazemos a ação e a
ignorância continua ali. Caminho de dedicação total a ignorância.
b) NIVRTTI
= em busca do autoconhecimento (foco para dentro). Este elimina a ignorância
(auto-ignorância). Caminho de dedicação ao conhecimento.
14- Krshna diz na Gita que
existem 2 caminhos (ambos são em busca do conhecimento):
a) da ação (caminho do
Karma-yogue): a pessoa deseja o conhecimento mas ao mesmo tempo está envolvido
na ação (assim é a maioria das pessoas
que estudam Vedanta hoje em
dia). Arjuna é assim. “Tocar a vida” e estudar ao mesmo tempo.
b) do
conhecimento (caminho do sannyasi).
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