14 de mai. de 2012


Parte 1
Isha Upanishad
( Ishopanishad )

    1- Upanishad do Ser infinito.
    2- Esta Upanishad possui 18 mantras (os versos das Upanishads são chamados de mantras).
    3- As Upanishads focalizam-se inteiramente na busca interior. Convidam-nos a um questionamento sobre a realidade transcendental. Essas escrituras oferecem um guia prático e preciso para realizar o propósito supremo da existência.
     4- É a mais breve e profunda das Upanishads. Estima-se sua idade em 3500 anos.
    5- Propósito: Mostrar-nos a onipresença do Absoluto e a unidade essencial existente no universo. Ensina-nos que espiritualidade e vida cotidiana são compatíveis.
     6- Isha ou Ishavasya designa o Absoluto ou Ser Infinito.
     7- Isha significa “Controlador” em sânscrito, mas se traduz com mais freqüência como “Senhor”.
    8- Mahatma Gandhi: “Se as Upanishads e todas as outras escrituras fossem repentinamente reduzidas a cinzas, e se somente o primeiro verso da Isha Upanishad permanecesse na memória dos hindus, o hinduísmo viveria para sempre.”  
       O primeiro verso ao qual Gandhi refere-se é: 
    
     Shantipath
     om purnamadah purnamidam purnat purnamudacyate
     purnasya purnamadaya purnamevavashisyate
     om shantih shantih shantih       

(significado)  

     Invocação da paz   
     Om. Isto é plenitude. Aquilo é plenitude.
     Da plenitude, a plenitude surge.
     Tirando-se a plenitude da plenitude,
     Somente a plenitude resta.
     Om  paz, paz, paz.                            

Obs: Purnam = completude, completo, pleno.
         Adah = isso (ou aquilo/a causa da criação).  Algo que não está tão perto de nós.
         Idam = isto (“isto” está sempre ligado ao mundo).  Algo que está perto de nós.
Comentário: Esse verso ou oração, geralmente, é encontrado no final de uma meditação, aula, satsanga; é um verso de fechamento mas nesta Upanishad está no início.
     
    9- Essa Upanishad pertence ao YAJUR VEDA.
         Isha Upanishad  -  Shukla Yajur Veda  ( É mais conhecido e estudado no norte da Índia  -  SHUKLA = Branco ).
         Taittiriya Upanishad  -  Krshna Yajur Veda  ( É mais conhecido e estudado no sul da Índia  -  KRSHNA = Negro/Preto ).
         Katha Upanishad  -  ATHARVA VEDA
     10-  Isha = Ishvara = Brahman com maya.
           Maya = “O aparente” = Poder de fazer aparecer alguma coisa, e não tem uma realidade independente de Brahman.
           Jagat = universo , a manifestação do universo devido a maya.
         
          CORDA  x  COBRA

- corda = verdadeira, “Brahman”.
- cobra = aparente/falsa, “maya” . Tirando ou acrescentando a aparente cobra, a corda continua a mesma.
   11- Os Vedas dizem que existem 2 tipos de pessoa:
      a) cheias de desejo (artha, kama, dharma).
      b) livres de desejo  (moksha).

     Existem 2 tipos de pessoa das quais esta Upanishad está falando:
  a) aquela que quer moksha (mencionada no verso 1 e citada entre os versos 3 e 8).
  b) aquela que não quer moksha (mencionada no verso 2 e citada entre os versos 9 e 18).
     12- Mumuksu = aquele que abriu mão dos desejos pelas 3 primeiras purusharthas (“buscas”) e abraçou a última que é a liberação.
     13- Existem 2 estilos de vida (ou caminhos = MARGA):
      a) PRAVRTTI = em busca de objetos e ações (foco para fora). Focado na ação e na meditação (ações na forma de visualizações e contemplações numa forma específica da dualidade). Este perpetua a ignorância (do Ser). A ação não se opõe a ignorância, fazemos a ação e a ignorância continua ali. Caminho de dedicação total a ignorância.
    b) NIVRTTI = em busca do autoconhecimento (foco para dentro). Este elimina a ignorância (auto-ignorância). Caminho de dedicação ao conhecimento.
     14- Krshna diz na Gita que existem 2 caminhos (ambos são em busca do conhecimento):
      a) da ação (caminho do Karma-yogue): a pessoa deseja o conhecimento mas ao mesmo tempo está envolvido na ação (assim é a maioria  das pessoas que estudam Vedanta hoje em dia). Arjuna é assim. “Tocar a vida” e estudar ao mesmo tempo.
       b) do conhecimento (caminho do sannyasi).

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