Parte 6
Isha
Upanishad
(Ishopanishad)
- PRETYA = depois que sai dessa vida para outra (tendo
morrido).
- ABHIGACCHANTI = vão.
- YE
KE JANAH = Quem são
essas pessoas (que ficam na escuridão e continuam nela)?
- ATMAHANAH = pessoas que “matam” o Atma (eu), a si mesmas. O “Eu” que matam não é o corpo,
nem as idéias; é SATCITANANDA Atma, o Eu que é real, que é livre de limitação, que é Absoluto.
18- VERSO 4
anejadekam manaso
javiyo nainaddeva apnuvanpurvamarsat /
taddhavato'nyanatyeti tisthattasminnapo matarisva dadhati
// 4 //
- ANEJAD (anejat) = imóvel, que não se
move, não vai para lugar nenhum (Atma).
Comentário: Atma
é a Consciência (Chaitanya). Essa
Consciência é a base de tudo o que existe. Esse Atma,
que é Brahman, que é Chaitanya.
Atma não vai
para lugar nenhum porque não tem lugar para Ele ir. Todos os lugares, o espaço,
existem Nele; Ele não existe no espaço, é a base do próprio espaço. Não tem
lugar onde a Consciência não esteja, Ela está em todo lugar. Então, não tem
para onde ir.
- EKAM = única.
Comentário: Não existem
2 consciências, existe uma única, um único Eu; e esse Eu que sou eu, é o mesmo
eu que todas as pessoas dizem: “eu”.
- JAVIYO
(javíyah) = mais rápida.
- MANASO JAVIYO
= (esse Atma é) mais rápido que a mente.
Comentário: Do que a
gente conhece, a mente é a coisa mais rápida, mas esse Atma
é mais rápido que a mente.
A mente é muito rápida, muito mais que o
corpo, mas mesmo assim tem que se locomover. Se você pensa (ou lembra) num
lugar, você já chegou nesse lugar; o corpo não, ele demora. O corpo se locomove
fisicamente e a mente se locomove em termos de pensamento, mas o Atma,
Ele já é, é a base de todo o universo, está em todos os lugares; Ele é o mais
rápido, nesse sentido.
A consciência (luz) da mente é a
consciência refletida do Atma que é a
luz sempre presente.
Comentário: Nesse mundo nós desejamos, planejamos, agimos
e esperamos (pelo resultado).
As vezes, quando o resultado vem, a gente
nem quer mais!
- DEVAH = aqueles
que brilham (os 5 sentidos).
O olho brilha iluminando formas e cores, o
ouvido ilumina os sons, o nariz ilumina os cheiros, a língua ilumina os sabores
e, a pele ilumina as texturas e temperatura, dos objetos.
- NA = não.
- APNUVAN
= conseguem alcançar (iluminar, experenciar).
- INAD (enat) = esse Atma.
Comentário: Os (cinco)
sentidos conseguem alcançar (experenciar) os (vários) objetos mas não alcançam
o Atma (Consciência)
pois este não é um objeto, é o sujeito (dos próprios sentidos), aquele devido
ao qual os sentidos funcionam. A luz dos sentidos é a luz refletida do Atma que brilha
por si só, que é a própria luz.
- PURVAMARSHAT = (já)
voou (antes), já esteve ali.
Qualquer coisa só pode ser conceituada, só
pode existir, na Consciência. Então, a Consciência tem que estar lá primeiro
para que qualquer objeto possa existir depois. A Consciência já estava lá
(antes de qualquer conceito).
Comentário: Então, o Atma
é aquele que é único (um só), que é imóvel, que é mais rápido que a mente, e
nenhum sentido consegue alcançá-lo (experiência-lo).
- TAD (Tat) = (Ele) então.
- DHAVATO
(dhavatah) = aquele que está correndo.
- ANYAN
= outros.
- ATYETI = ultrapassa.
- TISHTHAT
= permanecendo imóvel.
- TADDHAVATO´NYANATYETI
TISTHAT = Ele (Atma),
então, permanecendo imóvel, ultrapassa os outros (mente e sentidos) que estão
correndo (para alcançar um objeto).
Comentário: O Atma (Consciência) chega mais rápido porque
já está ali presente.
Não se pode pensar (mente) sem
Consciência, nem ver (sentidos), nem escutar; Ela está sempre presente, é a
verdade, é tudo que existe.
Obs: Existe uma
estória que diz que Kartikeya
estava brincando com seu irmão Ganapati (Ganesha)
na presença dos pais Shiva e Parvati. Kartikeya
é deus da guerra, ágil, veloz e rápido; Ganesha
é um elefante, lento e devagar. Kartikeya
sugere a Ganesha uma corrida
para ver quem conseguiria dar uma volta no mundo inteiro mais rapidamente e Ganesha responde dizendo que vai ganhar. Assim
que o irmão acaba de falar, Kartikeya
parte bem rápido, na frente, para dar sua volta. Ganesha, devagar, anda em direção a seus pais e
dá uma volta neles, e fica esperando o irmão retornar. Kartikeya retorna rapidamente e vendo seu irmão
ali parado pergunta o que ele está fazendo ali. Ganesha responde que já tinha cumprido a tarefa,
pois deu a volta ao redor de seus pais Shiva e Parvati, que representam o mundo
inteiro.
- TASMIN = existindo (nesse).
- APO (apah) = água, chuva, líquido. (Essa palavra simboliza rituais e ações
diferentes).
- MATARISHVA = aquele que é como o prana (que mantém toda a vida). Prana é chamado sutratma, aquilo que é como um
“fio”, que conecta todas as coisas, seres, pessoas. O prana é aquilo que mantém vivo, que sustenta tudo (a vida).
Matari = no céu, no espaço
+ Shva = (aquele) que se move = Prana.
- DADHATI = fornece (mantém).
- TASMINNAPO MATARISHVA
DADHATI = Essa
Consciência, assim como o Prana, mantém todas as atividades funcionando (existindo) nesse universo.
Comentário: Este verso 4 diz que existem duas
formas de olhar o Atma.
a) Upadika: através do corpo e da mente. Então, Ela parece que
se move, que aumenta, diminui, etc.
Através do corpo e da mente, a Consciência
se transforma, parece correr, andar, aumentar, desaparecer (sono), etc. Isso
tudo é a Consciência condicionada pelo corpo, mas de fato, Ela é livre do
corpo, somente parece que está aprisionada ao mesmo.
b) Nirupadika: sem qualquer limitação, condicionamento. A
Consciência que existe sempre, que é pura Consciência, não associada a nada,
que é única, sem forma.
Comentário: A
individualidade ocorre pois olhamos a partir do corpo mas a liberdade (ser
livre) é quando olhamos a partir do ponto de vista da Consciência. Que nem o
espaço, quando dentro de uma sala, que do ponto de referência das paredes está
aprisionada mas quando o ponto de referência é o espaço em si, não se pode
dizer que está preso entre as paredes. O espaço não está preso nas paredes, as
paredes estão no espaço.
Comentário: A Consciência
parece se mover mas de fato, Ela é imóvel; parece múltipla mas é única; parece
aprisionada mas é livre.
Comentário:
- verso 1 =
fala sobre as pessoas que buscam o conhecimento (mumuksu) e sua importância.
- verso 2 =
fala sobre as pessoas envolvidas na ação e que buscam satisfazer vários
desejos.
- verso 3 =
fala sobre as pessoas ignorantes (asuryah) que estão encobertos pela escuridão. Diz que estas
pessoas matam (destroem) o Atma pois
o ignoram.
- verso 4 =
Diz que o Atma é aquele que
é imóvel, mais rápido que a mente e os sentidos não conseguem percebê-lo
(alcançá-lo).
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