16 de mai. de 2012


Parte 6
Isha Upanishad
(Ishopanishad)

- PRETYA = depois que sai dessa vida para outra (tendo morrido).
- ABHIGACCHANTI = vão.
- YE KE JANAH = Quem são essas pessoas (que ficam na escuridão e continuam nela)?
- ATMAHANAH = pessoas que “matam” o Atma (eu), a si mesmas. O “Eu” que matam não é o corpo, nem as idéias; é SATCITANANDA Atma, o Eu que é real, que é livre de limitação, que é Absoluto.

18- VERSO 4

     anejadekam manaso javiyo nainaddeva apnuvanpurvamarsat   /
     taddhavato'nyanatyeti tisthattasminnapo matarisva dadhati   // 4 //

- ANEJAD (anejat) = imóvel, que não se move, não vai para lugar nenhum (Atma).
Comentário: Atma é a Consciência (Chaitanya). Essa Consciência é a base de tudo o que existe. Esse Atma, que é Brahman, que é Chaitanya.
     Atma não vai para lugar nenhum porque não tem lugar para Ele ir. Todos os lugares, o espaço, existem Nele; Ele não existe no espaço, é a base do próprio espaço. Não tem lugar onde a Consciência não esteja, Ela está em todo lugar. Então, não tem para onde ir.
- EKAM = única.
Comentário: Não existem 2 consciências, existe uma única, um único Eu; e esse Eu que sou eu, é o mesmo eu que todas as pessoas dizem: “eu”.
- MANASO = a mente.
- JAVIYO (javíyah) = mais rápida.
- MANASO JAVIYO = (esse Atma é) mais rápido que a mente.
Comentário: Do que a gente conhece, a mente é a coisa mais rápida, mas esse Atma é mais rápido que a mente.
     A mente é muito rápida, muito mais que o corpo, mas mesmo assim tem que se locomover. Se você pensa (ou lembra) num lugar, você já chegou nesse lugar; o corpo não, ele demora. O corpo se locomove fisicamente e a mente se locomove em termos de pensamento, mas o Atma, Ele já é, é a base de todo o universo, está em todos os lugares; Ele é o mais rápido, nesse sentido.
     A consciência (luz) da mente é a consciência refletida do Atma que é a luz sempre presente.
Comentário:  Nesse mundo nós desejamos, planejamos, agimos e esperamos (pelo resultado).
     As vezes, quando o resultado vem, a gente nem quer mais!
- DEVAH = aqueles que brilham (os 5 sentidos).
     O olho brilha iluminando formas e cores, o ouvido ilumina os sons, o nariz ilumina os cheiros, a língua ilumina os sabores e, a pele ilumina as texturas e temperatura, dos objetos.
- NA = não.
- APNUVAN = conseguem alcançar (iluminar, experenciar).
- INAD (enat) = esse Atma.
Comentário: Os (cinco) sentidos conseguem alcançar (experenciar) os (vários) objetos mas não alcançam o Atma (Consciência) pois este não é um objeto, é o sujeito (dos próprios sentidos), aquele devido ao qual os sentidos funcionam. A luz dos sentidos é a luz refletida do Atma que brilha por si só, que é a própria luz.
- PURVAMARSHAT = (já) voou (antes), já esteve ali.
     Qualquer coisa só pode ser conceituada, só pode existir, na Consciência. Então, a Consciência tem que estar lá primeiro para que qualquer objeto possa existir depois. A Consciência já estava lá (antes de qualquer conceito).

Comentário:  Então, o Atma é aquele que é único (um só), que é imóvel, que é mais rápido que a mente, e nenhum sentido consegue alcançá-lo (experiência-lo).
- TAD (Tat) = (Ele) então.
- DHAVATO (dhavatah) = aquele que está correndo.
- ANYAN = outros.
- ATYETI = ultrapassa.
- TISHTHAT = permanecendo imóvel.
- TADDHAVATO´NYANATYETI TISTHAT = Ele (Atma), então, permanecendo imóvel, ultrapassa os outros (mente e sentidos) que estão correndo (para alcançar um objeto).

Comentário:  O Atma (Consciência) chega mais rápido porque já está ali presente.
     Não se pode pensar (mente) sem Consciência, nem ver (sentidos), nem escutar; Ela está sempre presente, é a verdade, é tudo que existe.
Obs: Existe uma estória que diz que Kartikeya estava brincando com seu irmão Ganapati (Ganesha) na presença dos pais Shiva e Parvati. Kartikeya é deus da guerra, ágil, veloz e rápido; Ganesha é um elefante, lento e devagar. Kartikeya sugere a Ganesha uma corrida para ver quem conseguiria dar uma volta no mundo inteiro mais rapidamente e Ganesha responde dizendo que vai ganhar. Assim que o irmão acaba de falar, Kartikeya parte bem rápido, na frente, para dar sua volta. Ganesha, devagar, anda em direção a seus pais e dá uma volta neles, e fica esperando o irmão retornar. Kartikeya retorna rapidamente e vendo seu irmão ali parado pergunta o que ele está fazendo ali. Ganesha responde que já tinha cumprido a tarefa, pois deu a volta ao redor de seus pais Shiva e Parvati, que representam o mundo inteiro.
- TASMIN = existindo (nesse).
- APO (apah) = água, chuva, líquido.  (Essa palavra simboliza rituais e ações diferentes).
- MATARISHVA = aquele que é como o prana (que mantém toda a vida). Prana é chamado sutratma, aquilo que é como um “fio”, que conecta todas as coisas, seres, pessoas. O prana é aquilo que mantém vivo, que sustenta tudo (a vida).

            Matari = no céu, no espaço  +  Shva = (aquele) que se move  =  Prana.

- DADHATI = fornece (mantém).
- TASMINNAPO  MATARISHVA  DADHATI = Essa Consciência, assim como o Prana, mantém todas as atividades funcionando (existindo) nesse universo.
Comentário:  Este verso 4 diz que existem duas formas de olhar o Atma. 
     a) Upadika: através do corpo e da mente. Então, Ela parece que se move, que aumenta, diminui, etc.
     Através do corpo e da mente, a Consciência se transforma, parece correr, andar, aumentar, desaparecer (sono), etc. Isso tudo é a Consciência condicionada pelo corpo, mas de fato, Ela é livre do corpo, somente parece que está aprisionada ao mesmo. 
     b) Nirupadika: sem qualquer limitação, condicionamento. A Consciência que existe sempre, que é pura Consciência, não associada a nada, que é única, sem forma. 
Comentário: A individualidade ocorre pois olhamos a partir do corpo mas a liberdade (ser livre) é quando olhamos a partir do ponto de vista da Consciência. Que nem o espaço, quando dentro de uma sala, que do ponto de referência das paredes está aprisionada mas quando o ponto de referência é o espaço em si, não se pode dizer que está preso entre as paredes. O espaço não está preso nas paredes, as paredes estão no espaço.
Comentário: A Consciência parece se mover mas de fato, Ela é imóvel; parece múltipla mas é única; parece aprisionada mas é livre.
Comentário:
- verso 1 = fala sobre as pessoas que buscam o conhecimento (mumuksu) e sua importância.
- verso 2 = fala sobre as pessoas envolvidas na ação e que buscam satisfazer vários desejos.
- verso 3 = fala sobre as pessoas ignorantes (asuryah) que estão encobertos pela escuridão. Diz que estas pessoas matam (destroem) o Atma pois o ignoram.
- verso 4 = Diz que o Atma é aquele que é imóvel, mais rápido que a mente e os sentidos não conseguem percebê-lo (alcançá-lo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a avaliação. Obrigado.