14 de mai. de 2012


Parte 2
Isha Upanishad
(Ishopanishad)

      Comentário:  Ao ensinar para Arjuna, Krshna ignora as pessoas que estão buscando artha, kama e dharma (pessoas que querem, praticamente, segurança e prazer). Essas que estão no caminho da ignorância (escuridão) e querem permanecer ali, Krshna não considera.    
     Obs: As Upanishads, geralmente, não consideram Karma-yogue. Por isso que a Gita fala muito mais direcionado a nós. Por isso nos identificamos mais com Arjuna do que com os discípulos apresentados pelos Vedas, pois estes têm dedicação total e exclusiva ao conhecimento.
      Comentário:  As Upanishads (Vedas) dizem que existe uma diferença total e absoluta entre ação e conhecimento, são coisas completamente diferentes que lidam com coisas diferentes e seus resultados também são diferentes.    
     a) Ação (Karma): Produz. Lida com um objeto que não existe, mas você quer que passe a existir; produz uma coisa nova, uma novidade; nasce outra coisa que até então não existia; o resultado vai ser produzido; relacionada a pessoa que deseja conquistar e realizar várias coisas na vida, que diz que não está satisfeita com o estado presente e quer produzir um novo estado. Ex.: Quando fazemos uma ação, mesmo que seja levantar o braço, produzimos algo novo, o braço que estava aqui, agora está ali, ele saiu do lugar.
    b) Conhecimento (Jnanam): Revela. Lida com um objeto que já existe mas você não conhece; não produz nada novo, não produz nada, somente revela o que já existia lá, vem a tona aquilo que já existia, produz um conhecimento, um reconhecimento mas o objeto em si não é produzido, é somente revelado, nada mais; o resultado vai ser conhecido; relacionado a pessoa que deseja conhecer a si mesmo, um Ser já existente.
      Comentário:  O conhecimento de Vedanta considera que o “Eu” que você é, já é puro, livre de limitação e Absoluto, só que você não conhece. Você usa a palavra “eu” e a identifica com vários significados diferentes, e não tem acesso a esse “Eu” livre de limitação e Absoluto. Então, o conhecimento é apenas para revelar para você que o “eu” já é livre e eterno, não vai produzir nada novo.
     Ved€nta não é ação, é conhecimento. Existe a ação envolvida (como Karma- Yoga) como uma forma de preparar a mente para o conhecimento.
      Comentário: No verso 1, a Upanishad quer mostrar a pessoa que deseja conhecimento, que quer focar nisso, se dedicar completamente. Neste ponto, a Upanishad está considerando que existe outro tipo de pessoa, aquela que não quer este foco e dedicação, quer várias coisas, como uma vida longa, prazeres, segurança, várias coisas diferentes.

     15- VERSO 1

     Om ishavasyamidam sarvam yatkinca jagatyam jagat  /
     tena tyaktena bhunjitha ma grdhah kasyasviddhanam  // 1 //    

      - ISHAVASYAMIDAM  SARVAM  =  tudo isso é permeado pelo Criador.
     Esta é a parte mais conhecida dessa Upanishad, as outras frases/versos vão dar um suporte ao que é dito nesta parte/verso.
     Toda a Upanishad está nesta frase, essa frase é tudo. Nela o conceito de Ishvara (dos Vedas) está muito claro, se estabelece. Em cima desta frase é que dizemos que na visão dos Vedas não existe somente um deus, existe somente Deus. Tudo o que existe é Ishvara.
     Obs: Raíz verbal   ISH = governar.
     Obs: A visão de Íshvara dos VEDAS:   Ishvara é a causa da criação (universo), aquele que é anterior a criação, o Criador;  É a causa material e a causa inteligente.
     Obs: Todo o universo tem 2 aspectos: 
     a)  manifesto:  denso e sutil.
     b)  não-manifesto: estado de dissolução, estado potencial.
     Comentário:  Na visão dos Vedas só existe o Criador, não existe nada além do Criador;  todas as coisas que existem são o Criador. Não existe o indivíduo e o Criador como 2 coisas separadas e distintas.
     Comentário: Temos 3 campos de experiência:  acordado, sonhando e dormindo.

     - IDAM  SARVAM = Tudo isso (objetos densos e sutis).
    Tudo o que existe, que é do nosso conhecimento, incluindo nós e nossos objetos de desejo. Todas as coisas conhecidas e conhecíveis por nós.
     - VASYAM = coberto, permeado.
     - ISHA = Íshvara = “O Criador”.
     - YATKINCA  JAGATYAM  JAGAT = tudo aquilo que se move [e não se move] na terra. Tudo o que está em constante mudança.   
     - YATKINCA = “whatever” ( = não importa o que, tudo o que ).
     - YAM = na terra, nessa terra.   
     - JAGAT = universo (tudo que vem e vai em um “movimento”/mudança constante; nomes e formas, nome/forma).
       
     Palavra derivada das raízes verbais: 
     JA  = nascer , que vem , que nasce , que aparece; e  GAM  = ir , que vai , que morre , que desaparece.                                                                            
     JAYATE + GACCHATI  =  JAGAT (etimologicamente).  Tudo no universo vem e vai, nasce e morre, aparece e desaparece.
    Comentário: Nascer e morrer são movimentos no tempo. Aquilo que está sujeito ao tempo, muda constantemente. Existe um fluxo constante, um movimento constante.
    Tudo existe dentro do tempo/espaço, essa rede básica que “sustenta” o universo; e dentro do tempo/espaço as coisas aparecem e desaparecem, vem e vão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a avaliação. Obrigado.