Parte 2
Isha
Upanishad
(Ishopanishad)
Comentário: Ao ensinar para Arjuna, Krshna ignora
as pessoas que estão buscando artha, kama e dharma (pessoas que querem, praticamente, segurança
e prazer). Essas que estão no caminho da ignorância (escuridão) e querem
permanecer ali, Krshna não considera.
Obs: As Upanishads, geralmente, não
consideram Karma-yogue. Por isso que a Gita fala muito mais direcionado a nós. Por isso nos
identificamos mais com Arjuna do que com os discípulos apresentados pelos Vedas,
pois estes têm dedicação total e exclusiva ao conhecimento.
Comentário: As Upanishads (Vedas) dizem que
existe uma diferença total e absoluta entre ação e conhecimento,
são coisas completamente diferentes que lidam com coisas diferentes e seus
resultados também são diferentes.
a) Ação (Karma): Produz. Lida com um objeto que não existe, mas você
quer que passe a existir; produz uma coisa nova, uma novidade; nasce outra
coisa que até então não existia; o resultado vai ser produzido; relacionada a
pessoa que deseja conquistar e realizar várias coisas na vida, que diz que não
está satisfeita com o estado presente e quer produzir um novo estado. Ex.:
Quando fazemos uma ação, mesmo que seja levantar o braço, produzimos algo novo,
o braço que estava aqui, agora está ali, ele saiu do lugar.
b) Conhecimento (Jnanam): Revela. Lida com um objeto que já existe mas você
não conhece; não produz nada novo, não produz nada, somente revela o que já
existia lá, vem a tona aquilo que já existia, produz um conhecimento, um
reconhecimento mas o objeto em si não é produzido, é somente revelado, nada
mais; o resultado vai ser conhecido; relacionado a pessoa que deseja conhecer a
si mesmo, um Ser já existente.
Comentário: O conhecimento de Vedanta considera que o “Eu” que você é, já é puro, livre de limitação e
Absoluto, só que você não conhece. Você usa a palavra “eu” e a identifica com
vários significados diferentes, e não tem acesso a esse “Eu” livre de limitação
e Absoluto. Então, o conhecimento é apenas para revelar para você que o “eu” já
é livre e eterno, não vai produzir nada novo.
Ved€nta não é ação, é conhecimento. Existe a ação envolvida
(como Karma- Yoga) como uma forma de preparar a mente para o conhecimento.
Comentário: No verso 1, a Upanishad quer mostrar a pessoa que deseja conhecimento,
que quer focar nisso, se dedicar completamente. Neste ponto, a Upanishad está
considerando que existe outro tipo de pessoa, aquela que não quer este foco e
dedicação, quer várias coisas, como uma vida longa, prazeres, segurança, várias
coisas diferentes.
15- VERSO 1
Om ishavasyamidam
sarvam yatkinca jagatyam jagat /
tena tyaktena bhunjitha
ma grdhah kasyasviddhanam // 1 //
- ISHAVASYAMIDAM SARVAM = tudo isso é permeado pelo Criador.
Esta é a parte mais conhecida dessa
Upanishad, as outras frases/versos vão dar um suporte ao que é dito nesta
parte/verso.
Toda a Upanishad está nesta frase, essa
frase é tudo. Nela o conceito de Ishvara (dos Vedas) está muito claro, se
estabelece. Em cima desta frase é que dizemos que na visão dos Vedas não existe
somente um deus, existe somente Deus. Tudo o que existe é Ishvara.
Obs: Raíz verbal ISH =
governar.
Obs: A visão de Íshvara dos VEDAS: Ishvara é a causa da criação (universo),
aquele que é anterior a criação, o Criador;
É a causa material e a causa inteligente.
Obs: Todo o universo tem 2 aspectos:
a) manifesto: denso e sutil.
b) não-manifesto: estado de
dissolução, estado potencial.
Comentário: Na visão dos Vedas só existe o
Criador, não existe nada além do Criador;
todas as coisas que existem são o Criador. Não existe o indivíduo e o
Criador como 2 coisas separadas e distintas.
Comentário: Temos 3 campos de experiência:
acordado, sonhando e dormindo.
- IDAM SARVAM = Tudo isso
(objetos densos e sutis).
Tudo o que existe, que é do nosso
conhecimento, incluindo nós e nossos objetos de desejo. Todas as coisas
conhecidas e conhecíveis por nós.
- VASYAM
= coberto, permeado.
- ISHA = Íshvara = “O Criador”.
- YATKINCA JAGATYAM JAGAT = tudo aquilo que se move [e não se
move] na terra. Tudo o que está em constante mudança.
- YATKINCA = “whatever” ( = não importa o que,
tudo o que ).
- YAM = na
terra, nessa terra.
- JAGAT = universo (tudo que vem e vai em um “movimento”/mudança
constante; nomes e formas, nome/forma).
Palavra derivada das raízes verbais:
JA = nascer
, que vem , que nasce , que aparece; e GAM = ir , que vai , que morre , que desaparece.
JAYATE + GACCHATI =
JAGAT (etimologicamente). Tudo no universo vem e vai, nasce e morre,
aparece e desaparece.
Comentário: Nascer e morrer são movimentos no
tempo. Aquilo que está sujeito ao tempo, muda constantemente. Existe um fluxo
constante, um movimento constante.
Tudo existe dentro do tempo/espaço, essa
rede básica que “sustenta” o universo; e dentro do tempo/espaço as coisas
aparecem e desaparecem, vem e vão.
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