Parte 3
Isha
Upanishad
(Ishopanishad)
- TENA
TYAKTENA BHUNJITHA MA
GRDHAH KASYASVIDDHANAM =
libertando-se do desejo pelos objetos, que você possa proteger/descobrir
a você mesmo; proteger o ATMA através do estudo.
- TYAKTA = desapego (em
relação aos objetos e, outras buscas que não sejam moksha); Tyaga = renúncia.
- TENA = através do.
Comentário: Querer algo é um desejo.
Não querer algo também é. Você quer
que algo fique longe.
Comentário: Analisar o
“antes” de sair atrás de um objeto e o “depois” que o objeto foi alcançado.
Através dessa auto-análise pode-se entender muito de si mesmo.
O questionamento (análise/VICARA)
desenvolve desapego (VAIRAGYA).
- TENA TYAKTENA = através
desse (do) desapego.
Quer dizer:
se apegando somente ao estudo e ao conhecimento. Se desapegando de todas
as outras coisas. Se desapegando de artha, k€ma e
dharma , e se apegando a moksha. Colocando os 3
primeiros purush€rthas em segundo
plano.
- BHUNJITHAH
= você deve/vai proteger (o Atma) (através
do conhecimento).
Quando você deseja um conhecimento,
você vai atrás de alcançar esse conhecimento. Quando alcança, você está
preservando o conhecimento. Quando adquiri o conhecimento, você está
carregando-o para o futuro. Outra pessoa vem e aprende de você.
De acordo com o ensinamento, o
conhecimento é preservado somente pelo estudo e pela vivência das pessoas.
Quando algo é conhecido por mim, é preservado por mim. Proteger um conhecimento
é viver uma vida neste (aplicando o) conhecimento.
O conhecimento, para ser protegido, tem que ser estudado e vivido.
Gita:
“minha vida é (deve ser) um reflexo desse conhecimento que eu valorizo”.
Obs: Atma é a
Consciência.
Comentário: DHARMA RAKSHATI RAKSHITAH = O
dharma protege os (as pessoas) que protegem o dharma. A única maneira de proteger ( = fazer ficar
vivo ) o dharma é viver uma vida de dharma.
Dharma = valores universais (viver uma vida de valores).
- MA
GRDHAH KASYASVIDDHANAM = não
deseje qualquer que seja de alguém a riqueza.
- DHANAM
= riqueza (qualquer objeto).
- KASYA
= de alguém.
- KASYASVID
= de quem quer que seja.
- MA GRDHAH = não deseje (os objetos do universo)
(seja do segundo grupo de pessoas , aqueles livres de desejos).
Comentário: Pré-requisitos para aprofundar o
estudo de Vedanta:
- Tattvabodhaƒ e Gita
não possuem contradição aparente, são textos mais claros para entendermos. Já
as Upanishads possuem termos que confundem. No momento em que começamos a
estudar as Upanishads, já temos que ter desenvolvido certa compreensão da base
de Vedanta, e
ao mesmo tempo uma confiança no texto,
na pessoa que ensina e na tradição de ensinamento, para sabermos que tem uma
lógica, que o estudo é coerente.
As Upanishads têm uma linguagem diferente da Gita. A Gita
é direta e mais fácil de entender.
a + b = “2” ? Surge uma dualidade!
BARRO x
POTE
“O
barro criou o pote.” No momento em que se criou o pote, o barro já estava ali
dentro. O barro cria o pote; ele é a causa material do pote.
Obs: Para todas as coisas criadas existem 2
causas:
a) causa
material
b) causa inteligente (inteligência/consciência)
O material da criação é o mesmo material
do criador. Esse Criador é SAT,
existe sempre; é CIT, que é
consciência (consciência livre de limitação); é ANANTAM (ANANDA), que é pleno (completo). SAT- CIT- ANANDA é a natureza da causa da criação que é não separada de
mim mesmo (Atma), que sou eu; que é a verdade básica de todo o universo.
Isha = Ishvara (que é SAT-CIT-ANANDA).
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