15 de mai. de 2012


Parte 3
Isha Upanishad
(Ishopanishad)

   - TENA  TYAKTENA  BHUNJITHA  MA  GRDHAH  KASYASVIDDHANAM  =  libertando-se do desejo pelos objetos, que você possa proteger/descobrir a você mesmo; proteger o ATMA através do estudo.
     - TYAKTA = desapego (em relação aos objetos e, outras buscas que não sejam moksha);  Tyaga = renúncia.
     - TENA = através do.
Comentário:  Querer algo é um desejo.
                     Não querer algo também é. Você quer que algo fique longe.
Comentário: Analisar o “antes” de sair atrás de um objeto e o “depois” que o objeto foi alcançado. Através dessa auto-análise pode-se entender muito de si mesmo.
          O questionamento (análise/VICARA) desenvolve desapego (VAIRAGYA).
     - TENA TYAKTENA = através desse (do) desapego. 
        Quer dizer:  se apegando somente ao estudo e ao conhecimento. Se desapegando de todas as outras coisas. Se desapegando de artha, k€ma e dharma , e se apegando a moksha. Colocando os 3 primeiros purushrthas em segundo plano.   
     - BHUNJITHAH = você deve/vai proteger (o Atma) (através do conhecimento).

          Quando você deseja um conhecimento, você vai atrás de alcançar esse conhecimento. Quando alcança, você está preservando o conhecimento. Quando adquiri o conhecimento, você está carregando-o para o futuro. Outra pessoa vem e aprende de você.
          De acordo com o ensinamento, o conhecimento é preservado somente pelo estudo e pela vivência das pessoas. Quando algo é conhecido por mim, é preservado por mim. Proteger um conhecimento é viver uma vida neste (aplicando o) conhecimento.
        O conhecimento, para ser protegido, tem que ser estudado e vivido.
        Gita: “minha vida é (deve ser) um reflexo desse conhecimento que eu valorizo”.

Obs:  Atma é a Consciência.
Comentário:  DHARMA  RAKSHATI  RAKSHITAH = O dharma protege os (as pessoas) que protegem o dharma.  A única maneira de proteger ( = fazer ficar vivo ) o dharma é viver uma vida de dharma.  Dharma = valores universais (viver uma vida de valores).
  
    - MA  GRDHAH  KASYASVIDDHANAM = não deseje qualquer que seja de alguém a riqueza.   
     - DHANAM = riqueza (qualquer objeto).
     - KASYA = de alguém.
     - KASYASVID = de quem quer que seja.
     - MA GRDHAH = não deseje (os objetos do universo) (seja do segundo grupo de pessoas , aqueles livres de desejos). 

Comentário:  Pré-requisitos para aprofundar o estudo de Vedanta:
- Tattvabodhaƒ e Gita não possuem contradição aparente, são textos mais claros para entendermos. Já as Upanishads possuem termos que confundem. No momento em que começamos a estudar as Upanishads, já temos que ter desenvolvido certa compreensão da base de Vedanta, e ao  mesmo tempo uma confiança no texto, na pessoa que ensina e na tradição de ensinamento, para sabermos que tem uma lógica, que o estudo é coerente.
  As Upanishads têm uma linguagem diferente da Gita. A Gita é direta e mais fácil de entender.
  Upanishads: “O Criador (a) criou a criação (b)”. 

       a + b = “2” ?      Surge uma dualidade!

  BARRO  x  POTE 

     “O barro criou o pote.” No momento em que se criou o pote, o barro já estava ali dentro. O barro cria o pote; ele é a causa material do pote.

Obs:  Para todas as coisas criadas existem 2 causas:
     a)  causa material
     b)  causa inteligente (inteligência/consciência)
     O material da criação é o mesmo material do criador. Esse Criador é SAT, existe sempre; é CIT, que é consciência (consciência livre de limitação); é ANANTAM (ANANDA), que é pleno (completo). SAT- CIT- ANANDA é a natureza da causa da criação que é não separada de mim mesmo (Atma), que sou eu; que é a verdade básica de todo o universo.
      Isha = Ishvara (que é SAT-CIT-ANANDA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a avaliação. Obrigado.