15 de mai. de 2012


Parte 4
Isha Upanishad
(Ishopanishad)

Comentário:  De onde vem a multiplicidade? Dualidade? Variedade de coisas?
     A dualidade é como no sonho. No sonho você é o sonhador, o sonhado e as pessoas do sonho. Tudo é uma única coisa. Da mesma maneira, todo esse universo é Ishvara.
          Sonho   ------------     você
     Universo  ----------     Ishvara
     Você é o sonho, a causa do sonho, os objetos do sonho e, a causa inteligente e material.

     16- VERSO 2

     kurvanneveha karmani jijivisecchatam samah  /
     evam tvayi nanyatheto ´sti na karma lipyate nare  // 2 //

- KURVANNEVEHA = KURVAN EVA IHA
- IHA = aqui (neste mundo).
- KURVAN = fazendo (várias coisas, ações diferentes). Ex: ação de ver, de pensar,etc. Quando acordamos de manhã já fazemos várias ações como, por exemplo, abrir os olhos. Ações são feitas para conquistar coisas diferentes, isso é a vida. Nessa vida, o que você vai fazer, vai buscar artha, kama, dharma.
- EVA (evam) = realmente.
- JIJIVISET = você deve desejar viver (uma vida longa, com saúde, bem, com uma mente funcionando bem, com prazeres). Que você deseje viver, que você faça por onde, que você planeje viver. Desejar viver é planejar para isso.
- CHATAM = cem.
- SAMAH = anos.
- NARE (nara) = ser humano (você).
- ANYATHA = outra (forma de fazer as ações).
- ITAH = além desta (ação).
- TVAYI = como você.
- ASTI = existe.
- NA = não.
- KARMA = ação.
- LIPYATE = grude.
- NA KARMA LIPYATE NARE = que essa ação (os resultados dessa) não grude em você. Que você faça (possa fazer) as ações (positivas) e que os resultados (de uma ação negativa, papam) não grudem em você. Que você faça dharma, que faça punya karma (punya krta karma), uma ação que vai produzir mérito para você.
     O que “gruda” na gente é o resultado da ação. Se você faz uma ação positiva, o resultado da ação vai ser mérito (punyam) e vai grudar em você, na sua bagagem de karma.   
ComentárioNão tem outro método para que nossos desejos sejam satisfeitos a não ser, fazer a ação.

Comentário: Mérito é sempre bom porque, no mundo, “abre portas” e resolve situações. Ações positivas “abrem caminhos” na forma de uma vida mais fácil, na forma de discriminação, maior objetividade, adquirindo aos poucos um questionamento que nos conduz a liberação.
Comentário: O resultado da ação é de 2 tipos:
     a) PUNYAM = mérito, alegria. Vai causar situações agradáveis.
     b) PAPAM = demérito, sofrimento. Vai causar situações desagradáveis.
ComentárioO único meio de adquirir algo que você queira é através da ação. Toda ação envolve um resultado.
Comentário:      
     VERSO 1:  Pessoa que quer conhecer esse Atma, que é Ishvara. Deseja conhecer, adquirir este conhecimento (autoconhecimento). Para adquirir este conhecimento devemos renunciar a todos os outros envolvimentos e dedicarmos, tanto quanto possível, o foco no estudo.
     Fala sobre a pessoa que possui conhecimento, sobre o desejo do conhecimento e a pessoa que adquiri esse conhecimento (de que todo o universo é permeado por Ishvara, pela sua causa que é Brahman).
     Todas as coisas que se movem sabemos que são os seres vivos; se movem, têm sensibilidade, tem capacidade de movimento, e neles existe a consciência que é Brahman; e naqueles que não se movem, como a montanha por exemplo, também existe a mesma Consciência pois ela é a base de todo o universo, tudo existe nessa Consciência.
     Essas pessoas devem se dedicar completamente a esse conhecimento, ele merece, exige sua dedicação, seu compromisso porque na medida em que valoriza esse conhecimento, você dedica seu tempo e mais facilmente é alcançado, entendido por você.
     VERSO 2:  Pessoa que quer várias coisas diferentes, é aconselhado que se faça a ação, que se envolva com cada vez mais coisas para que possa produzir tudo aquilo que quer.
     Veja quais são seus desejos, o que você quer, e faça um plano de ação nesse mundo para que você possa satisfazer todos esses seus desejos.
     Pessoa que ainda não desenvolveu o desejo por esse conhecimento.
     Que essa pessoa que busca várias coisas diferentes, envolvida com muitos desejos, cuide dessa vida, do corpo, da mente, para que possa viver 100 anos (e aos poucos amadurecendo, questionando seu próprio objetivo e onde quer realmente chegar, o que quer realmente conquistar).
      Comentário:   VEDASYA RAHASYAM = o segredo dos Vedas.
     O segredo dos Vedas é o conhecimento na forma que ele se apresenta, onde você lendo, somente com o conhecimento de sânscrito, você não entende. O segredo dos Vedas vem através da metodologia do ensinamento, através de sentar e estudar. O segredo é revelado pela tradição oral.
     Esse ensinamento vem através de paradoxos, diz que: “não é isso, mas também não é aquilo, entretanto é alguma coisa no meio do caminho entre os dois”, então, nós temos que entender o que é. O segredo nasce do entendimento dos paradoxos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a avaliação. Obrigado.