Parte 4
Isha
Upanishad
(Ishopanishad)
Comentário: De onde vem a multiplicidade? Dualidade?
Variedade de coisas?
A dualidade é como no sonho. No sonho você
é o sonhador, o sonhado e as pessoas do sonho. Tudo é uma única coisa. Da mesma
maneira, todo esse universo é Ishvara.
Sonho ------------ você
Universo ---------- Ishvara
Você é o sonho, a causa do sonho, os
objetos do sonho e, a causa inteligente e material.
16- VERSO 2
kurvanneveha karmani jijivisecchatam samah /
evam tvayi nanyatheto ´sti na karma lipyate nare
// 2 //
- KURVANNEVEHA = KURVAN EVA IHA
- IHA = aqui (neste mundo).
- KURVAN = fazendo (várias coisas, ações
diferentes). Ex: ação de ver, de pensar,etc. Quando acordamos de manhã já
fazemos várias ações como, por exemplo, abrir os olhos. Ações são feitas para
conquistar coisas diferentes, isso é a vida. Nessa vida, o que você vai fazer,
vai buscar artha, kama,
dharma.
- EVA (evam) = realmente.
- JIJIVISET = você
deve desejar viver (uma vida longa, com saúde, bem, com uma mente funcionando
bem, com prazeres). Que você deseje viver, que você faça por onde, que você
planeje viver. Desejar viver é planejar para isso.
- SAMAH = anos.
- NARE (nara) = ser humano (você).
- ANYATHA = outra (forma de fazer as
ações).
- ITAH = além
desta (ação).
- TVAYI = como você.
- ASTI = existe.
- NA = não.
- KARMA = ação.
- LIPYATE = grude.
- NA
KARMA LIPYATE NARE = que essa ação (os resultados dessa) não grude em você.
Que você faça (possa fazer) as ações (positivas) e que os resultados (de uma
ação negativa, papam) não grudem em você. Que você faça dharma, que faça punya karma (punya krta karma),
uma ação que vai produzir mérito para você.
O que “gruda” na gente é o resultado da
ação. Se você faz uma ação positiva, o resultado da ação vai ser mérito (punyam)
e vai grudar em você, na sua bagagem de karma.
Comentário: Não tem outro método para que nossos desejos sejam satisfeitos a não ser, fazer
a ação.
Comentário: Mérito é
sempre bom porque, no mundo, “abre portas” e resolve situações. Ações positivas
“abrem caminhos” na forma de uma vida mais fácil, na forma de discriminação,
maior objetividade, adquirindo aos poucos um questionamento que nos conduz a
liberação.
Comentário: O resultado da ação é de 2 tipos:
a) PUNYAM = mérito,
alegria. Vai causar situações agradáveis.
b) PAPAM = demérito, sofrimento. Vai causar
situações desagradáveis.
Comentário: O único meio
de adquirir algo que você queira é através da ação. Toda ação envolve um
resultado.
Comentário:
VERSO
1: Pessoa que quer conhecer esse
Atma,
que é Ishvara.
Deseja conhecer, adquirir este conhecimento (autoconhecimento). Para adquirir
este conhecimento devemos renunciar a todos os outros envolvimentos e
dedicarmos, tanto quanto possível, o foco no estudo.
Fala sobre a pessoa que possui
conhecimento, sobre o desejo do conhecimento e a pessoa que adquiri esse
conhecimento (de que todo o universo é permeado por Ishvara, pela sua causa que é Brahman).
Todas as coisas que se movem sabemos que
são os seres vivos; se movem, têm sensibilidade, tem capacidade de movimento, e
neles existe a consciência que é Brahman; e naqueles que não se movem, como a
montanha por exemplo, também existe a mesma Consciência pois ela é a base de
todo o universo, tudo existe nessa Consciência.
Essas pessoas devem se dedicar
completamente a esse conhecimento, ele merece, exige sua dedicação, seu
compromisso porque na medida em que valoriza esse conhecimento, você dedica seu
tempo e mais facilmente é alcançado, entendido por você.
VERSO
2: Pessoa que quer várias coisas
diferentes, é aconselhado que se faça a ação, que se envolva com cada vez mais
coisas para que possa produzir tudo aquilo que quer.
Veja quais são seus desejos, o que você
quer, e faça um plano de ação nesse mundo para que você possa satisfazer todos
esses seus desejos.
Pessoa que ainda não desenvolveu o desejo
por esse conhecimento.
Que essa pessoa que busca várias coisas
diferentes, envolvida com muitos desejos, cuide dessa vida, do corpo, da mente,
para que possa viver 100 anos (e aos poucos amadurecendo,
questionando seu próprio objetivo e onde quer realmente chegar, o que quer
realmente conquistar).
Comentário: VEDASYA RAHASYAM = o segredo
dos Vedas.
O segredo dos Vedas é o conhecimento na
forma que ele se apresenta, onde você lendo, somente com o conhecimento de
sânscrito, você não entende. O segredo dos Vedas vem através da metodologia do
ensinamento, através de sentar e estudar. O segredo é revelado pela tradição
oral.
Esse ensinamento vem através de paradoxos, diz que: “não é isso, mas
também não é aquilo, entretanto é alguma coisa no meio do caminho entre os
dois”, então, nós temos que entender o que é. O segredo nasce do entendimento
dos paradoxos.
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