5 de mar. de 2013


A Essência do trabalho


   Muitas perguntas andam sendo feitas a mim relativas ao trabalho que faço. A mais recorrente é se existe algum livro ou livros nos quais a essência do trabalho que venho desenvolvendo estivesse presente, para que se possa ampliar sua compreensão. Se existe um livro que melhor representa e onde sua semente se encontra, este é "O Valor dos Valores" baseado em palestras dadas pelo mestre Swami Dayananda Saraswati, traduzido para o português com a coordenação da professora Glória Arieira. O tema central do ensinamento é o conhecimento de si próprio e a descoberta da felicidade que já somos. Para a aquisição deste conhecimento e para a descoberta desta felicidade, o valor pelos valores universais e seu cultivo em nossa vida, é fundamental.
 
   Abaixo temos um primeiro contato com esta biografia.                           

   No início do livro surge uma pergunta: "Qual o valor que um valor possui para mim mesmo?". É dito por Swami Dayananda que um valor só é um valor se ele é de valor para mim. Então, desde o início, existe um convite para reflexão a respeito dos valores.

   São abordados 5 versos do capítulo 13 da Bhagavad Gita. Nestes 5 versos, o mestre (Krshna) fala ao discípulo (Arjuna) sobre os 20 valores essenciais para preparar a mente do buscador para conhecer a si mesmo. Valores estes, que devem dirigir nossos pensamentos e ações.

   Estes valores são: Ausência de vaidade (1), de pretensão (2), de egoísmo (3), de posse (4), de apego ao filho, mulher e lar (5), não-violência (6), adaptabilidade (7), retidão (8), limpeza (9), persistência (10), dedicação ao mestre (11), comando sobre a mente (12), desapego aos objetos sensoriais (13), reflexão sobre a limitação do nascimento, morte, velhice, doença e dor (14), constante neutralidade diante do desejado e do indesejado (15), firme devoção com a visão de não-separação, (16), recolhimento a lugar tranquilo (17), necessidade da companhia das pessoas (18), clareza do objetivo do conhecimento (19), e constante vivência do autoconhecimento (20).

   A Bhagavad Gita denomina este conjunto de valores como 'Jnanam', que significa conhecimento. 'Jnanam' representa, aqui, as diversas qualidades da mente, na presença das quais, em medida relativa, o conhecimento de si pode ocorrer.

   Então, o 'Jnanam' dos 20 valores, conduz e prepara a mente para a conquista do autoconhecimento. Os valores conduzem ao autoconhecimento, pois sua exata compreensão e aplicação na vida diária são capazes de tranquilizar a mente proporcionando um campo propício para a realização do mesmo.

   Ao mesmo tempo, uma mente que possui os valores apropriados não é garantia de que o conhecimento de si ocorrerá, e sim, que poderá ocorrer. Daí vem sua medida relativa. Entretanto, uma coisa é certa, sem os valores apropriados não ocorrerá.

   O objetivo do livro é mostrar quão valiosos são os valores, primeiramente reconhecendo-os e depois colocando-os em prática em nossa vida. Além disso, o livro ajuda na compreensão da vida, na resolução dos conflitos e na obtenção de maior paz e felicidade. É dito que os conflitos nascem na nossa mente porque não assimilamos os valores morais, éticos e espirituais.

   Este livro também oferece uma visão do funcionamento da mente humana (1), a base lógica para a necessidade dos valores (2), e a maneira para praticá-los.

   Os valores então são essenciais. Uma mente preparada é aquela que os descobriu e os assimilou. A mente é o lugar onde o conhecimento acontece. A preparação da mente é necessária.

   O trabalho que venho desenvolvendo tem como base os valores, principalmente a não-violência (AHIMSA).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a avaliação. Obrigado.